Fernandópolis aguarda governador Tarcísio de Freitas para reinaugurar prédio da DDM

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis aguarda governador Tarcísio de Freitas para reinaugurar prédio da DDM

Fechado desde 2019 por conta de problemas estruturais e infiltrações, o prédio da DDM – Delegacia de Defesa da Mulher de Fernandópolis –  que passou por reforma e ampliação, está pronto para ser reinaugurado. A obra custou aos cofres do governo do Estado R$ 1,2 milhão, e foi executada pela Construtora Trapézio de Fernandópolis e concluída antes do prazo de contrato de 15 meses.

O delegado Seccional de Fernandópolis Edson Sakashita aguarda apenas o Palácio dos Bandeirantes agendar data da reinauguração com a presença do atual governador do Estado Tarcísio de Freitas e cúpula da Secretaria da Segurança Pública. No roteiro, Tarcísio deve inaugurar ainda as novas sedes das delegacias de Ouroeste e Guarani d´Oeste.

O prédio da DDM não foi apenas reformado. O prédio antigo, afetado por problemas estruturais, praticamente foi demolido e uma nova sede construída, mais ampla, inclusive com salas para acolhimento de mulheres vítimas de violência, além de crianças e adolescentes. O processo para abertura da licitação demorou cerca de 2 anos, revelou no ano passado o ex-delegado seccional Oreste Carósio.

A sede própria da DDM, na Avenida Maria Batista entre os prédios do Tribunal de Contas e a sede da 1ª Companhia da Polícia Militar, foi inaugurada em 2012. Sete anos depois, em, 2019, a Delegacia precisou mudar já que o prédio apresentava problemas estruturais e infiltrações prejudicando o andamento dos trabalhos policiais e uma melhor prestação de serviços à população.

Desde 2019, a DDM funciona em prédio alugado pela prefeitura Rua Rio Grande do Sul, esquina com a Avenida São José do Rio Preto (antiga 23) no bairro Coester. No ano passado em entrevista à Rádio Difusora FM e jornal CIDADÃO, a delegada de Defesa da Mulher Sarah Marques de Souza já projetava o retorno para a sede própria da DDM. “Quando a reforma for concluída o prédio oferecerá melhores condições de trabalho para toda a equipe. Vai ficar ótimo, porque lá teremos inclusive sala de acolhimento”, disse.

A construção do prédio inaugurado em 2012 foi através de convênio entre o Governo do Estado e Prefeitura e foi cercado de problemas, tendo gerado inclusive a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar possíveis irregularidades denunciadas na época. Depois de inaugurado, o prédio começou a apresentar uma sucessão de problemas até culminar com o fechamento por absoluta possibilidade de manter ali a Delegacia Especializada. Isso, sete anos depois da inauguração do prédio. Praticamente reconstruído e ampliado, o novo prédio da DDM está pronto para ser inaugurado com a presença do novo governador Tarcísio de Freitas.