Entre as rodovias com gestão pública, a Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) aparece no estudo da CNT – Confederação Nacional do Transporte – como a segunda melhor rodovia do Brasil, através apenas do trecho da BR 101 na Paraíba. No ranking nacional que avaliou 510 rodovias ela aparece em 13º lugar. Se o critério for rodovias administradas pelo governo paulista, a Euclides é a melhor colocada.
A rodovia que corta a região noroeste no trecho de 185 km, de Rubinéia a Mirassol, recebeu o selo de “ótima” na pesquisa da CNT. Apenas no trecho em Fernandópolis é que a rodovia recebeu avaliação “bom” no quesito sinalização. Nos demais, estado geral, pavimento e geometria, a avaliação é “ótimo”.
Ainda sem pedágios e com gestão do DER – Departamento de Estradas de Rodagem – a Euclides da Cunha nunca havia aparecido no ranking das melhores. Em 2020 aparecia com a avaliação “boa”. Desde 2021, a SP-320 passou a aparecer no topo do ranking da CNT na mesma época em que aumentavam os rumores de privatização da gestão da pista.
A rodovia Euclides da Cunha ainda permanece sob gestão pública. Em maio passado, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia assinou durante estada na região documento autorizando a licitação para obras de recuperação da rodovia Euclides da Cunha (SP-320), que corta toda a região noroeste paulista, desde Mirassol até Rubinéia, passando por Tanabi, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul, entre outros municípios.
Questionado sobre essa licitação o DER informou por meio de nota que “que se encontra em andamento o processo licitatório das obras da Rodovia Euclides da Cunha, cumprindo os prazos regimentais previstos em lei”.