Eleitores de Tanabi, na nossa região, voltam às urnas domingo, 27, para eleger prefeito e vice para mandato tampão de dois anos. O eleitorado apto a votar é de 20.685 pessoas. São quatro candidatos na disputa: o atual prefeito interino, Alexandre Bertolini, o Xandão (PSB), Lincoln Alquaz (PRTB), Valdir Uchôa (PL) e Zé Francisco (PCdoB).
O mandato do prefeito de Tanabi, Norair Cassiano (PSB), eleito em 2020, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por concluir que ele omitiu dolosamente o montante de R$ 12 mil na prestação de contas de campanha para a aquisição de camisetas distribuídas no dia da eleição, representando 21,79% do total das despesas contratadas pela campanha.
A prática teria ferido a lisura do pleito, vencido por apenas 12 votos e, embora não tenha sido comprovada a responsabilidade do vice, foi determinada a cassação da chapa pelo princípio da unicidade, de acordo com a decisão do TRE.
Em dezembro, no dia 11, outras duas cidades realizam eleições suplementares para escolher prefeito e vice: Leme e Ribeirão Pires.