Em eleição “apertada”, Câmara define na quarta-feira, 16, o novo presidente

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em eleição “apertada”, Câmara define na quarta-feira, 16, o novo presidente

A eleição para escolha do sucessor do atual presidente Gustavo Pinato será na quarta-feira, 16. Até ontem, no fechamento desta edição, eram quatro candidatos, mas até o dia da eleição, o quadro pode mudar. 
O vereador João Pedro Siqueira (PSDB), em seu segundo mandato, é um nome forte na disputa pela presidência da Câmara. Ele é candidato desde o acordo para a eleição de Gustavo Pinato (UB) em 2020. Ontem pela manhã, ele disse estar confiante na vitória. “Temos conversado com os vereadores e recebido apoio. Acredito que será uma disputa apertada, ou não, vai depender do momento”, disse o vereador. Ele acredita que serão três os candidatos e que será possível se eleger presidente até com cinco votos. Ontem a tarde ele tinha uma reunião com o grupo, do qual participaria o vereador Jeferson Leandro de Paiva (UB), que também confirmou ser candidato a presidente. 
O vereador Julio Cesar de Oliveira Cebin, o Julinho Barbeiro, (PP) lançou sua candidatura durante entrevista em janeiro no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM. Ele disse ontem que essa eleição é um verdadeiro jogo de xadrez. “As peças estão se movimentando e até quarta-feira, muita coisa pode acontecer. Tem muito vereador indeciso. Acredito que a decisão será aos 45 minutos do segundo tempo”, disse o vereador. Ele garantiu que “não abre mão de ser candidato”. 
Quem entrou também na disputa é o vereador João Luiz Garcia Gomes (PTB). “Sou candidato, estou conversando com os colegas, buscando apoio dos indecisos. Tenho dito que não serei oposição na presidência da Câmara. Vou apenas trabalhar pela valorização do legislativo fazendo o melhor por Fernandópolis”, disse. Segundo o vereador, cada candidato tem sua rejeição e isso vai influir no resultado. Cita que em outras eleições, vereadores que não se afinavam com os candidatos decidiram votar em si mesmo. 
Sobre o fato de ser servidor público, Gomes Filho aponta que, se eleito, vai estudar a legislação. Entende que na Câmara já houve precedente de servidor ser presidente. Lembra o caso do vereador Warley Araújo que era servidor da Previdência Social e ocupou a presidência até ser cassado por outra questão. “Mas, isso veremos depois, caso seja eleito”, avisou.
A disputa para outros cargos é desvinculada da de presidente. Assim, na disputa para vice-presidente já tem dois nomes: Cabos Santos (Solidariedade) e Everaldo Lisboa (PTB). A cada cargo, os vereadores lançam seus nomes como candidatos e vence o mais votado. 
A votação para eleição da nova mesa da Câmara de Fernandópolis será aberta e nominal, ou seja, cada vereador será chamado para declarar seu voto no candidato a presidente, vice-presidente e secretários. A nova mesa eleita, tomará posse a partir de 1º de janeiro para o período 2023/2024.