Fernandópolis terá mutirão este mês para atualização do CadÚnico

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis terá mutirão este mês para atualização do CadÚnico

O Mutirão do CadÚnico vai mobilizar a equipe da Secretaria Municipal de Assistência, durante o mês de novembro. Em períodos alternados, as unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - atenderão em horário estendido. O objetivo é ajudar as pessoas que precisam de atendimento no Cadastro Único e estão com dos dados desatualizados, ou aqueles que ainda não estão inseridos no sistema. A ação começa já na segunda-feira, 7.
Boa parte dos principais programas do Governo Federal tomam como base o CadÚnico para selecionar usuários. Benefícios como o Auxílio Brasil, o Vale Gás nacional e a tarifa Social de Energia Elétrica funcionam desta forma.
De acordo com dados do Ministério da Cidadania de agosto, Fernandópolis tem 8,9 mil famílias cadastradas, englobando uma população de 20,9 mil pessoas entre crianças, adultos e idosos. Para o Ministério, Fernandópolis tinha em agosto 3,6 mil famílias na condição de extrema pobreza. 
O mutirão da Assistência para atualização de cadastro será realizado durante o mês de novembro em datas alternadas no quatro CRAS do município que terão horário de expediente especial exclusivamente para esse atendimento, das 17h às 21h. Na segunda e terça-feira, dias 7 e 8, o mutirão acontece na unidade do CRAS II – Recanto dos Oitis – atendendo a região da Brasilândia. Na quarta e quinta-feira, 9 e 10, o atendimento será no CRAS III – Bem Viver – na região do bairro Albino Mininelli. Nos dias 21 e 22 será no CRAS IV – Nova Era – Na Vila Regina e nos dias 28 e 29 CRAS I -. Vida Nova – no Jardim do Trevo.
Os interessados em realizar o cadastro devem comparecer ao CRAS de seu território, portando documentos de todos os moradores da casa (original e xerox), como: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, carteira de trabalho, holerite atualizado, comprovante de residência, e declaração escolar.
“Teremos oito profissionais por dia atendendo em cada Centro de Referência, a fim de que possamos atender o maior número de pessoais possíveis e desta forma contribuir com a garantia de direitos dos fernandopolenses. Essa é uma ação de grande importância para nossa cidade”, comentou a secretária de Assistência Social, Daiane Ramos. A expectativa é que mais de 500 pessoas sejam atendidas no mutirão em Fernandópolis.