Balanço da Elektro aponta 130 “gatos” de energia em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Balanço da Elektro aponta 130 “gatos” de energia em Fernandópolis

A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Fernandópolis, a Neoenergia Elektro, divulgou no final da tarde de ontem, 03, um balanço que identificou 130 ligações clandestinas, o popular “gato”. A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso.

Foram realizadas 1.767 inspeções e os bairros com maior número de fraudes identificadas foram: Centro, Residencial Hilda Helena e Jardim Residencial Pôr do Sol. A distribuidora recuperou o montante de 451,7 mil kWh, o que é possível abastecer 2,6 mil residências por um mês ou o município de Populina durante 21 dias.

Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.

A Elektro segue com as ações de combate ao furto de energia em todo o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só nos nove primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 35,2 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população da cidade de Fernandópolis pelo período de 90 dias.

Para os próximos três meses, a empresa intensificará as ações de campo com o foco no combate ao furto de energia. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, na central de atendimento, pelo 0800 701 01 02.