DICAS
VOTAÇÃO MAIS RÁPIDA
A votação no primeiro turno foi mais demorada e acabou gerando filas nas sessões eleitorais. Para o segundo turno, a Justiça Eleitoral estima que a votação será mais rápida, já que o eleitor terá que escolher apenas dois cargos: governador e presidente
DATA E HORA
A votação neste domingo, 30, para o segundo turno das eleições para presidente e governador vai das 8 às 17 horas.
ORDEM DE VOTAÇÃO
A ordem de votação na urna eletrônica será: governador e presidente, ambos os cargos com dois dígitos.
CELULAR
Os eleitores que levarem celular para a seção eleitoral devem deixar o aparelho no local indicado pelo mesário.
DOCUMENTOS
É obrigatório apresentar documento com foto, como CNH ou RG, e título de eleitor
IDENTIFICAÇÃO
- A identificação permanecerá híbrida, ou seja, as pessoas que coletaram a biometria serão reconhecidas pelas digitais após a apresentação do documento, sendo dispensada a assinatura no caderno de votação.
- Já aquelas que não possuem a biometria serão identificadas apenas pelo documento com foto e assinarão o caderno de votação.
- Os eleitores que tiveram sua biometria importada do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e não compareceram para votar no primeiro turno poderão ter seus dados validados no segundo turno. Quem não conseguiu validar a biometria no primeiro turno também vai poder tentar de novo. Serão feitas novamente quatro tentativas, da mesma forma que no primeiro turno.
- Aqueles que não compareceram para votar ou que não conseguiram validar a biometria no primeiro turno terão a oportunidade de confirmar os dados biométricos no segundo turno.
2º TURNO
Os eleitores que não compareceram para votar no primeiro turno podem votar neste dia 30. A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição. Por isso, é possível votar no segundo pleito mesmo não tendo comparecido ao primeiro. Em caso de nova ausência, o eleitor deve apresentar dois requerimentos de justificativa, um para cada turno.