Censo do IBGE já atingiu 52% da população, mas ainda encontra resistência de moradores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Censo do IBGE já atingiu 52% da população, mas ainda encontra resistência de moradores

Fernandópolis superou esta semana a marca de 50% da população recenseada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com números divulgados, até quinta-feira, 7, a população contada de Fernandópolis chegou a 49.663 pessoas. 
O censo está entrando no terceiro mês de pesquisa e teve o prazo de coleta de dados prorrogado pelo IBGE até novembro. A previsão inicial do órgão era finalizar o Censo até 31 de outubro. A divulgação dos primeiros resultados está mantida para dezembro.
O coordenador do IBGE em Fernandópolis Júlio Cesar Ferreira da Silva relatou que os recenseadores já visitaram mais de 21 mil domicílios de um total previsto de 29 mil. Segundo ele, o recenseador registra como domicilio todo tipo de estabelecimento, como comércio, indústria, galpão, igreja, imóvel em construção, mas só abre questionário do censo em domicílios com moradores.
Apesar de dois meses da realização da coleta de dados pelos recenseadores, o IBGE ainda constata resistência de moradores. “Ainda encontramos pessoas que não recebem os recenseadores. Estamos trabalhando com as equipes de saúde do município, educação e contando com o apoio da Polícia Militar, para levar o censo a bom termo. Temos pessoas que não entendem ainda a importância do censo para a população e para a cidade”, relatou. A recepção do recenseador é obrigatória por lei. Quem se nega a responder as perguntas corre o risco de ser punido com multa de até dez salários mínimos.
Segundo o IBGE, em domicílios fechados, o recenseador deixa um contato para o morador agendar um horário para a pesquisa. O trabalho é realizado todos os dias e em horários alternativos para não deixar nenhum morador para traz. 
A pesquisa em Fernandópolis está sendo realizada por 47 recenseadores, 20 a menos do previsto inicialmente. “Estamos conseguindo realizar o trabalho com essa equipe. Vai demorar mais, mas não prejudica a qualidade da coleta de dados”, disse Júlio.
 

No mapa, o avanço do censo do IBGE em Fernandópolis