O prefeito André Pessuto (União Brasil) decidiu pela neutralidade no segundo turno das eleições. “Diante a polarização tomada em todo o Brasil, pensando no bem-estar futuro da população, da qual é necessário o bom diálogo com as esferas federal e estadual, o prefeito se mantém neutro, não tomando partido para nenhum dos pretendentes ao cargo, desta forma, aberto para que os vitoriosos do domingo, dia 30, de forma democrática, encontrem no município de Fernandópolis, portas abertas para trabalhar junto ao executivo local”, diz a nota divulgada pela Secom – Secretaria de Comunicação.
Na quarta-feira, em entrevista à Rádio Difusora, embora ainda não assumisse publicamente a neutralidade, Pessuto não escondia sua preferência. Dizia que preferia aguardar a posição do partido, o União Brasil, que posteriormente acabou anunciando apoio a Tarcisio Freitas na disputa para o governo de São Paulo.
Na quinta-feira, o prefeito decidiu então assumir posição neutra. Ele já tinha conversado com o presidente do Sindicato Rural Marcos Mazetti. “Sabemos da posição do Sindicato e do agro (de apoio a Bolsonaro e Tarcísio) e está tudo certo. Precisamos entender que o nosso país está dividido e temos que respeitar o posicionamento de cada um, independente o lado. Quem ganhar, terei que conversar, dialogar. Continuo administrando por mais dois anos para todos os fernandopolenses, independente o lado que esteja. Esta é função do prefeito. Não sou homem de fugir de guerra, porém o meu partido (União Brasil que apoiou Rodrigo para governador), não está na disputa. Quem ganhar a eleição, o prefeito estará lá através da força da representatividade que a gente deu aos deputados eleitos, defendendo os interesses da cidade e dialogando com todos, defendendo os interesses do agro, dos empresários, da pessoa mais humilde”, disse Pessuto.
REGIÃO
Na região, outros prefeitos já decidiram posição. Nesta quarta-feira, 5, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou apoio à candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o segundo turno da eleição ao governo de São Paulo com Fernando Haddad (PT).
Edinho, que fez campanha à reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, anunciou sua decisão por meio de um vídeo de 39 segundos. O prefeito, porém, não se manifestou sobre a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.
Prefeitos de Votuporanga, Jorge Seba e de Jales, Luiz Henrique anunciaram apoio as candidaturas de Tarcísio e Bolsonaro. O prefeito de Macedônia, Reginaldo Marcomini, também anunciou apoio para Tarcisio Freitas.