Neste domingo, para fazer funcionar a estrutura da Justiça Eleitoral em Fernandópolis na recepção dos votos dos 54,3 mil eleitores, estão sendo mobilizados 622 mesários. A maioria (65%) ainda é convocada pela Justiça Eleitoral, mas o número de voluntários vem aumentando. Este ano, eles já são 35% do que estarão prestando serviço nas 153 seções eleitorais.
De acordo com a Justiça Eleitoral, as mulheres são maioria entre os mesários. Elas representam 77% do grupo. Em números, são 476. Já os homens são minoria, apenas 23%, ou seja, 146. A maioria dos mesários se concentra na faixa etária entre 35 e 49 anos.
Cada seção eleitoral é composta por quatro membros. O presidente da mesa é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral, cabendo a ele “garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”.
Os demais membros da mesa receptora são responsáveis por organizar os trabalhos das seções eleitorais do início até o encerramento da votação. Também cabem a eles receber o eleitor, colher e conferir a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e liberar a urna para o voto.
De acordo com juiz eleitoral de Fernandópolis, Mauricio Ferreira Fontes, os mesários foram orientados a perguntar ao eleitor se está portando o celular. Em caso positivo, deve indicar uma mesa onde ele deve deixar o aparelho antes de se dirigir a cabine de votação.