PM monta operação para segurança no dia do voto

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

PM monta operação para segurança no dia do voto


Com 54,3 mil eleitores aptos ao voto em 153 seções eleitorais espalhadas por 17 locais de votação, Fernandópolis terá operação para garantir a segurança de todos, inclusive dos sete candidatos da cidade, que disputam cargos de deputado federal e deputado estadual.
O comandante do 16º BPMI - Batalhão da Polícia Militar do Interior – com sede em Fernandópolis distribuiu nota à imprensa informando que a operação será iniciada neste sábado, 1º, às 18 horas, e só terminará no domingo,2, após a totalização dos votos nos cartórios eleitorais. 
“Com a finalidade de preservar a ordem pública e garantir que o cidadão possa exercer o seu direito de voto com tranquilidade, serão destacados policiais militares para permanecerem nos locais de votação, além do reforço de policiamento ostensivo com viaturas”, diz a nota assinada pelo comandante, tenente coronel Edson Fávero. “A Polícia Militar estará nas ruas auxiliando a Justiça Eleitoral para que as eleições ocorram na maior normalidade”, acrescenta.
A votação ocorrerá em 153 seções eleitorais espalhadas por 17 locais (veja nas páginas 6 e 7-A). 
A Justiça Eleitoral aproveitará o pleito para validar a biometria de eleitores que ainda não estão no banco de biometrias do TSE. Aliás, a biometria será utilizada pela primeira vez em eleições em Fernandópolis. 
Fernandópolis tem, segundo dados do TSE, 54.395 eleitores. Desse total, 45.058 são eleitores biometrizados e 9.337 sem biometria. Muitos desses sem biometria são eleitores que não apareceram para o cadastramento obrigatório, tiveram o título cancelado, mas por conta da pandemia ainda poderão votar esse ano, se desejarem. Tem ainda os novos eleitores que se cadastraram em meio a pandemia onde a coleta da biometria estava suspensa. 
Mesmo quem não tem o título feito por meio da biometria será convidado a colocar o dedo para verificação das digitais. A Justiça Eleitoral utilizará dados externos, de outros órgãos federais, para verificar se o eleitor tem biometria cadastrada, caso por exemplo da CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Se não for identificado sistema de verificação por meio de digitais, as pessoas que não realizaram a biometria serão autorizadas a votar mediante apresentação do título de eleitor ou documento com foto. Ninguém deixará de votar, diz a Justiça Eleitoral.
CANDIDATOS
A campanha eleitoral de 2022 terminou na quinta-feira no rádio e TV. Ainda hoje os candidatos podem pedir voto aos eleitores. São sete os candidatos a deputado estadual e a deputado federal com domicílio eleitoral em Fernandópolis. 
São aspirantes a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, que conta com 94 cadeiras, o vereador Cidinho do Paraíso (PTB), o empresário Renato Colombano (PSD), o policial Militar Sargento Ricardo Pedroso (PL) e a advogada Eliana Careti (União Brasil). 
Outros três candidatos locais estão na disputa pela Câmara Federal, por uma das 70 vagas do Estado de São Paulo. São eles: o atual deputado Fausto Pinato (PP), Gilmar Gimenes (PL) e o advogado Henri Dias (Solidariedade). 
A Rádio Difusora FM – 91,3 – estará na cobertura das eleições neste domingo a partir das 8 horas da manhã e na apuração dos votos a partir das 17 horas. 

ONDE VOTAR EM FERNANDÓPOLIS

ONDE VOTAR EM FERNANDÓPOLIS