Fernandópolis terá cinco lombadas eletrônicas para fiscalizar velocidade nas avenidas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis terá cinco lombadas eletrônicas para fiscalizar velocidade nas avenidas

O anúncio de instalação de cinco lombadas eletrônicas para fiscalizar velocidade em avenidas da cidade foi feito pelo secretário de Trânsito de Fernandópolis Ederson José da Silva durante entrevista no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM na quinta-feira, 22. O investimento do Detran SP, estimado em R$ 2 milhões, prevê ainda implantação de mais quatro lombafaixas para melhorar a segurança viária.  
Segundo Ederson, as lombadas eletrônicas serão instaladas na Avenida Augusto Cavalin (pista sentido Expo), Avenida Brasil (entrada da cidade), Vicinal Carlos Gandolfi de acesso a Universidade Brasil (na curva da matinha), Avenida Libero de Almeida Silvares (em frente o 16ª BPMI) e Avenida Expedicionários Brasileiros (em frente o McDonald´s). 
As lombadas eletrônicas são dispositivos utilizados no trânsito com o propósito de reduzir a velocidade do tráfego de veículos. O funcionamento destes equipamentos é baseado no princípio físico do cálculo da velocidade média. São instalados sob a via, sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem do veículo, que por sua vez são conectados a uma central que determina o valor da velocidade, que se for superior a um valor máximo estabelecido, o sistema faz uma imagem do carro, gerando uma multa, além de pontos na CNH do condutor.
Sobre as lombadas eletrônicas, o Detran.SP informou em nota ao jornal CIDADÃO que ata de licitação para a instalação das lombadas eletrônicas em Fernandópolis atingiu o limite de consumo e vai publicar nova licitação para compra dos equipamentos. “O compromisso com o município permanece de acordo com o que foi pactuado no termo do convênio”, reforça em nota
SEMANA DO TRÃNSITO
O anuncio do secretário de trânsito fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito que será concluída neste domingo e que tem como slogan “Juntos Salvamos Vidas”, reforçando a responsabilidade para um trânsito seguro. 
Ele anunciou ainda que o pacote de investimentos do Detran na segurança do trânsito em Fernandópolis prevê ainda quatro lombafaixas. O secretário de trânsito explicou que elas serão instaladas na Avenida Expedicionários (duas) na faixa de pedestre entre o antigo Nosso Bar e Padaria União, antes da rotatória da Praça Fernando Jacob, e as outras na Avenida Libero de Almeida Silvares e Avenida Francisco Costa entre a escola Joaquim Antonio Pereira e Praça da Aparecida. 
Na entrevista, Ederson da Silva lembrou que em Fernandópolis são cerca de 64 mil veículos entre carros, motos, caminhões e ônibus que circulam pela malha viária. Relatou a dificuldade encontrada nos últimos dois anos de pandemia para a compra de tinta para a sinalização. “A sinalização é fundamental para garantir a segurança viária. Agora estamos retomando o trabalho de sinalização de solo na cidade”, citou. 
O trânsito de Fernandópolis já registrou este ano 10 mortes. A última ocorreu no sábado pela manhã no centro da cidade, quando um motociclista de 22 anos morreu em acidente com ônibus da empresa de transporte coletivo. Números do Infosiga mostram que até julho, a cidade registrou quase 200 acidentes de trânsito. 
“Todo o trabalho da Semutran é baseado em estudos técnicos e com números que são apresentados por instituições sérias, como o caso da Polícia Militar. Muitos reclamam do número de lombadas na cidade, mas é um mal necessário para reduzir velocidade. Somente com o respeito de todos poderemos ter um trânsito mais seguro”, afirmou. 
O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Fernandópolis, Capitão Fernando Ferrarez, confirma que a imprudência é um dos principais fatores dos acidentes de trânsito no município. “Quando chegamos para atender uma ocorrência, muitas vezes já conseguimos observar que aquele acidente poderia ter sido evitado com o simples fato de se observar a sinalização de trânsito no local ou respeitar as Leis”, destaca o comandante. O uso de celular ao volante é apontado com uma das causas principais de acidentes.