Urnas eletrônicas são lacradas para as eleições em Fernandópolis e comarca

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Urnas eletrônicas são lacradas para as eleições em Fernandópolis e comarca

A Justiça Eleitoral realizou esta semana o processo de inserção das mídias, dos dados dos eleitores e também do dispositivo de armazenamento dos votos nas urnas que serão utilizadas na eleição do dia 2 de outubro. 
São 153 seções eleitorais de Fernandópolis onde votam 54.395 eleitores e 66 nos municípios da Comarca para receber voto de 21.756 eleitores. No total são 219 seções eleitorais e 76.151 eleitores. Desde quarta-feira, os servidores das 150ª e 302ª zonas eleitorais trabalham na preparação das urnas. 
Nesta sexta-feira, 23, o juiz da 150ª Zona Eleitoral Mauricio Ferreira Fontes, ao lado do promotor eleitoral Cleiton Luis da Silva, do presidente da 45ª Subsecção da OAB de Fernandópolis Maurilio Saves e do chefe do Cartório Eleitoral Alexandre Rocha, acompanhou o evento público convocado por meio de edital, para o processo de geração das mídias das urnas que serão utilizadas no dia 2 de outubro. 
De acordo com o Chefe do Cartório Alexandre Rocha foram preparadas 176 urnas, sendo 69 urnas modelo novo e 107 do modelo antigo. Desse total, 153 vão para as seções eleitorais e 23 ficarão em reserva. Além disso, foram preparadas urnas de lona que serão utilizadas em eventual votação por cédulas de papel. No total são 54.395 eleitores aptos ao voto no dia 2 de outubro em Fernandópolis.
O presidente da OAB Maurilio Saves destacou o trabalho da Justiça Eleitoral para garantir transparência nas eleições. “Pudemos acompanhar todo o aparato de preparação. Gostamos do que vimos e temos certeza que as urnas refletirão a vontade da população no dia 2, data para exercermos a cidadania. Não deixem de votar”, comentou.
O juiz eleitoral Mauricio Ferreira Fontes lembrou que tudo está preparado, sem surpresas. “Estamos cuidando para que seja um dia tranquilo, sem incidentes, como nas outras eleições”, afirmou. Sobre o celular, o juiz esclareceu que foi repassado aos mesários que será perguntado ao eleitor se ele está com celular. No caso positivo será orientado a deixar o celular em uma mesa ao lado da cabine de votação, para não ter que deixar com o mesário. “O eleitor não pode é levar o celular para a cabine de votação”, enfatizou. Em caso de incidente, haverá policiamento em cada local de votação e cuidará caso exista algum problema. 
A Polícia Militar já prepara a operação eleição que vai movimentar 100% do efetivo, garantindo todo o suporte solicitado pela Justiça Eleitoral para garantir a tranquilidade nas eleições.
CARGA DAS URNAS
O trabalho de preparação das urnas consiste na preparação das urnas que recebem pen-drives (no caso do modelo mais moderno) ou memórias em flashcard com as informações de cada candidato como número, foto, partido, coligação, etc., além dos dados de cada eleitor que irá votar, isso referente a cada seção.
Depois de inseridos os dados, memórias e carregadas as baterias, as urnas são lacradas e permanecerão no cartório eleitoral até o dia das eleições. No dia do pleito, mais uma checagem é feita antes mesmo do início da votação, marcado para as 8h. Alexandre Rocha, chefe do Cartório Eleitoral de Fernandópolis explica que na seção de votação haverá um teste no dia da votação, às 7h da manhã, antes do início da votação, em que urna emite uma zerésima na frente dos fiscais indicados pelos partidos e qualquer representante para constatar que realmente não há nada de irregular, que a urna está zerada em termos de votação. A votação inicia às 8 horas.