Assinado no final do mês de julho, o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – entre Prefeitura de Fernandópolis e a empresa Central Park, responsável pelo estacionamento rotativo na região central da cidade, prevê medidas que deverão ser colocadas em prática até o final do mês de setembro. Essa semana, foram instalados sete parquímetros em toda a área de atuação da Área Azul e a diretoria da empresa prometeu ações educativas para ensinar a população a utilizar seus serviços de autoatendimento.
O diretor da Central Park, Nilson Lopes, disse essa semana em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM, que, além do parquímetro já existente na Rua São Paulo esquina com a Amadeu Bizelli, na Praça Joaquim Antônio Pereira, foram instalados na Rua Espírito Santo esquina com a Eurípedes José Ferreira, próximo ao mercado municipal; Rua Rio de Janeiro esquina com a Milton Terra Verdi, em frente à Central de Saúde; Av. Expedicionários, na esquina do Hospital das Clínicas; Rua Brasil esquina com a Milton Terra Verdi, próximo a Droga Raia; Rua Brasil esquina com a Manoel Marques Rosa, próximo à Droga Silva e na Av. Amadeu Bizelli, na esquina do Sete Center; Av. Líbero de Almeida Silvares, em frente ao Poupatempo.
Segundo o diretor, os equipamentos realizam todas as operações que as monitoras e o aplicativo fazem. “O parquímetro realiza todas as operações com cartão de crédito e débito. É possível estacionar, comprar créditos, recarregar o aplicativo, enfim todas as funcionalidades que o monitor faz. É o autoatendimento”, explica.
Quanto a contratação de mais monitoras, Nilson disse que está com vagas abertas e, ainda, lembra qual a verdadeira função desse profissional. “Lembrando que o monitor está para monitorar o trânsito. Ele vende também, mas ele está lá para monitorar o estacionamento rotativo. Ao contrário do que a população pensa, aumentar o número de monitores na rua aumenta a fiscalização e, assim, o número de notificações. Ele vende também, mas a função dele é monitorar”.
Com cinco opções para compra de créditos, Nilson explica que a Área Azul de Fernandópolis é Digital. “Estamos em uma era onde tudo é digital. Por isso, criamos canais digitais para que possa atender 100% da população. Seja pelo parquímetro, pelo ponto de venda, escritório, WhatsApp (19-99805-5632) e o aplicativo. O monitor é apenas uma forma de comprar créditos para o estacionamento rotativo. Não podemos centralizar todas as vendas no monitor”, lembra.
Sobre a tolerância de 15 minutos no estacionamento, o diretor explicou como ela é concedida ao munícipe. “O munícipe tem 15 minutos de tolerância onde ele pode parar e ir até o parquímetro ou ponto de venda. Mesmo que tenha sido notificado, ele tem 15 minutos para comprar. Não significa que ele vai ter que pagar os R$ 10. A compra do crédito nesse tempo irá desativar a notificação automaticamente”, orienta.
Para orientar a população quanto o uso do parquímetro e canais digitais da empresa, Nilson disse que serão realizadas diversas ações na área de atuação. “Vamos fazer campanhas educativas uma vez por mês nas praças com um pipoqueiro, nosso mascote ‘Azulzinho’ e um funcionário em cada parquímetro para poder orientar todas as pessoas que se aproximarem”, finaliza.