Em um mês, censo do IBGE conta 26 mil habitantes em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em um mês, censo do IBGE conta 26 mil habitantes em Fernandópolis

Com os recenseadores nas ruas desde 1º de agosto, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – já contou 26 mil habitantes em Fernandópolis e já finalizou 38 dos 180 setores censitários em que a cidade foi dividida. Isso representa cerca de 37% do total a ser pesquisado. A população estimada de Fernandópolis é de 69.698 habitantes. 
A partir da semana que vem, o grupo de recenseadores deverá ser reforçado com mais 25 pessoas que concluíram esta semana o treinamento do IBGE, fechando o grupo com 66 recenseadores.
Os recenseadores ainda encontram resistência de alguns moradores em responder o questionário, mas a recusa vem diminuindo gradualmente com a população mais receptiva. Em caso de recusa, o coordenador de área intervém e resolve o problema.
A recepção do recenseador é obrigatória por lei. Quem se nega a responder as perguntas corre o risco de ser punido com multa de até dez salários mínimos. Nenhuma punição foi aplicada por recusa. 
Os coordenadores do IBGE em Fernandópolis Júlio Cesar Ferreira da Silva e Elen Adami reforçam a informação sobre a identificação dos recenseadores. “Eles estão identificados com colete, boné e com o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) para a coleta de dados. No crachá de identificação que estará no bolso do colete tem o QR Code, que a pessoa poderá acessar o nome, a identidade e função do recenseador. Qualquer dúvida, entrar em contato com o IBGE (3442-1045) ”.
Na região, segundo hotsite do IBGE onde é possível acompanhar o andamento do censo, o trabalho de pesquisa avança.  Entre os municípios da comarca, o trabalho está mais adiantado nos municípios de Macedônia (38%), Guarani d´Oeste (33%), Ouroeste (26%), Meridiano (35%) e Pedranópolis (25%). 
“A produtividade individual dos recenseadores está dentro do esperado. Os setores estão sendo trabalhados no tempo adequado e os sistemas de coleta, acompanhamento e transmissão estão funcionando bem, assim como os equipamentos”, declarou o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte.
São utilizados dois tipos de questionário no censo: o básico e o da amostra. O questionário que será respondido pela maioria será o básico, que conta com 26 questões. O de amostra é maior, com 77 questões. O questionário é definido aleatoriamente pelo sistema na hora da entrevista.