Fernandópolis é eleita a 13ª cidade mais sustentável do país

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis é eleita a 13ª cidade mais sustentável do país

O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) divulgou no final de semana o ranking dos municípios mais sustentáveis do país e Fernandópolis ficou em 13º, a melhor classificação da região noroeste paulista. Foram analisadas 5.570 cidades brasileiras e avaliados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cidade mais sustentável do país é São Caetano do Sul e o estado de São Paulo se destaca com os 13 primeiros colocados no ranking. A pior colocada do Brasil é Santana do Araguaia (PA).

Lançada em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na ONU, a Agenda 2030 reúne os 17 objetivos. Ambiciosos e interconectados, eles são “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, conforme a ONU. Erradicação da pobreza, igualdade de gênero, vida na água e educação de qualidade fazem parte dessa lista de ações.

Os 17 objetivos analisados pelo Instituto foram: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e foco nas cidades.

De acordo com o Instituto, um dos objetivos do ranking é gerar um movimento de transformação na gestão pública municipal.

As melhores cidades, de acordo com o ranking são: São Caetano do Sul, Jundiaí e Valinhos. Na região as cidades que conquistaram as melhores classificações foram: 13ª Fernandópolis, 30ª Rio Preto, 37ª Jales, 51ª Catanduva, 53ª Bálsamo, 65ª Ilha Solteira, 74ª Guarani d’Oeste, 75ª Itajobi, 76ª Dirce Reis, 81ª Valentim Gentil.