Multas por celular ao volante caem 25%, mas continua a campeã das infrações

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Multas por celular ao volante caem 25%, mas continua a campeã das infrações

Entra ano, sai ano, o cenário não muda. Multa por celular ao volante continua a campeã das infrações no trânsito de Fernandópolis. A novidade neste primeiro semestre é que foi registrada uma queda de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado. 
A multa para quem dirige manuseando o celular é de R$ 293,47 e sete pontos na CNH por ser uma infração gravíssima. Essa infração ainda pode ser combinada com outro tipo: condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16 e que rende mais cinco pontos na carteira de habilitação.
De acordo com os números divulgados pela Semutran– Secretaria Municipal de Trânsito – a pedido de CIDADÃO e Rádio Difusora FM, de 1º de janeiro a 30 de junho, foram aplicadas 476 multas por manuseio de celular ao volante.  Esse número é 25% menor ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 637 motoristas foram multados com celular ao volante.
Outra multa que está no topo da lista é dirigir com fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Este ano foram 223 multas contra 300 no ano passado. 
Essas duas infrações juntas representam 40,4% do total de multas aplicadas pela Polícia Militar.
Aumentou bastante e apareceu na lista das 10 multas mais aplicadas (veja quadro), a infração pela não identificação do condutor infrator e a multa sendo imposta a pessoa jurídica, ou seja, carros de empresas. Foram 149 multas no período.  Avançar sinal vermelho ou parada obrigatória virou multa para 109 motoristas. Esse número representa uma queda de 17,4% em relação a 2021.
A infração que registrou maior aumento foi de estacionamento em loca/horário proibidos especificamente pela sinalização. Passou de 24 para 47, salto de 95%. Depois aparece a infração por transitar na contramão de direção. Passou de 54 para 79, aumento de 46%. 
No geral, o volume de multas aplicadas no primeiro semestre deste teve pouca variação no comparativo com igual período do ano passado, queda de 3,2% (1.733 este ano e 1.792 em 2021).  
As multas aplicadas no âmbito municipal, através de convênio com a Polícia Militar, são relativas ao comportamento no trânsito, como estacionamento irregular, uso de celular, falta de cinto de segurança, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outros. 
O Detran também aplica multas por infrações, mas relativas a licenciamento anual do veículo e Carteira Nacional de Habilitação, condições do veículo, embriaguez ao volante, entre outras.