Durante patrulhamento ambiental no desencadear da Operação “Paz e Proteção” pelas imediações de uma propriedade rural no município de Rubinéia, próximo à uma Área de Preservação Permanente foram encontrados três cães e, posteriormente, uma pessoa a pé. Quando percebeu a presença da equipe policial, o indivíduo tentou fugir e ao ser abordado foi encontrado em sua cintura, um revólver calibre 32, municiado com seis cartuchos intactos acondicionados em um coldre de couro tipo bainha.
Questionado, sobre a documentação da arma de fogo, o homem informou não possuir. Sobre o ato de caça, informou a equipe que tinha acabado de colocar alimentação em um local no meio do fragmento florestal ali próximo e disse que não possui Cadastro Técnico Federal (CTF) ou outro documento que indicasse que praticaria a caça de javali.
Diante dos fatos, o indivíduo, a arma e as munições apreendidas foram apresentados na Delegacia de Polícia de Rubinéia, onde a autoridade policial ratificou a voz de prisão em flagrante delito, estipulando ao infrator a fiança de R$ 606. O indivíduo pagou a fiança e a liberdade provisória foi concedida.
Administrativamente, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental, “Por Caçar Espécimes da fauna silvestre nativa, sem autorização da autoridade competente”, no valor de R$ 500.