Governo mantém bandeira da “escassez hídrica” na conta de luz de março

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Governo mantém bandeira da “escassez hídrica” na conta de luz de março

Os reservatórios estão enchendo, mas a bandeira da “escassez hídrica” vai ser mantida pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – nas contas de luz de março.

A novidade é que os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão bandeira verde em março. Com isso, não haverá acréscimo na conta de luz dos beneficiários. Para os demais usuários, no entanto, continua vigente a bandeira Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo o governo, esse valor extra foi necessário para cobrir os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos. A bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril de 2022.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acredita que a partir de abril a bandeira de Escassez Hídrica deixará de ser aplicada.

Neste final de semana, o reservatório da Usina de Água Vermelha, na região de Fernandópolis, atingiu 54% do volume útil.