A Semutran - Secretaria Municipal de Transito– de Fernandópolis aplicou no mês de janeiro 425 multas de trânsito referente a estacionar em desacordo com a regulamentação - estacionamento rotativo (Área Azul). Em dezembro foram 534 multas pelo mesmo motivo.
Segundo a secretaria, assim que o sistema de processamento de multas libera as notificações de autuação, os motoristas têm 30 dias para apresentar o recurso de defesa da autuação e indicar o condutor do veículo. “Após o fim do prazo, caso não apresentem recursos, ou os mesmos, sejam indeferidos pela autoridade municipal de trânsito, ocorre a liberação do boleto da multa. O sistema de processamento de multas oferece 30 dias para o pagamento com desconto de 20% e 30 dias para apresentação de recurso para a Junta Administrativa de Infrações”, diz a secretaria.
De acordo com a Semutran, os motoristas que discorda rem das autuações poderão apresentar recursos contra a aplicação da multa. “A anulação só é possível nos casos em que a alegação apresentada demostre a inconsistência do auto de infração, como, por exemplo, o motorista comprove que efetuou o pagamento do aviso de cobrança de tarifa dentro do prazo estipulado. Isso comprova que a lavratura do auto de infração é inconsistente, levando ao seu cancelamento e arquivamento”, finaliza.
A Área Azul em Fernandópolis oferece aos usuários do estacionamento rotativo opções de colocar créditos com as agentes que ficam nas ruas, nos pontos de vendas credenciados, no parquímetro instalado na praça Joaquim Antônio Pereira ou por meio do aplicativo Vaga Legal. Deixar de colocar o cartão gera multa grave de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.