Operação denominada “Green Net” foi deflagrada nesta quarta-feira, 14, pela Polícia Federal para combate ao tráfico de drogas promovido, principalmente, através de perfis na rede social Instagram. A operação envolveu 70 policiais federais que cumpriram 17 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Em Rio Preto, a Justiça Estadual determinou o bloqueio de cinco perfis mantidos no Instagram, utilizados com a finalidade de comercializar drogas e que funcionavam como verdadeiras “bocas de fumo virtuais”.
Além de Rio Preto, os outros mandados estão sendo cumpridos em Santa Fé do Sul, Rio Claro, Praia Grande, Campos do Jordão, São Paulo, Contagem (MG) e Almirante Tamandaré (PR).
De acordo com a PF, as investigações apontam que, pelo menos desde o ano de 2019, perfis mantidos na rede social eram utilizados para a livre comercialização de maconha híbrida de alto valor agregado, cuja grama da droga chegava a custar R$ 150, sendo a entrega realizada por meio dos Correios. Por outro lado, as investigações identificaram um núcleo de pessoas em Rio Preto que adquiria a droga com a finalidade de revenda a terceiros.
Os investigados poderão responder pelos crimes pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, cujas penas somadas variam de 8 a 25 anos de reclusão.
Durante a realização das buscas foram apreendidas drogas e dinheiro em alguns locais e os responsáveis estão sendo conduzidos à Delegacia da Polícia Federal para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.
Operação Green Net - A denominação da operação, Green Net, foi dada em razão de “green” significar “verde” em inglês, referência à coloração característica da maconha, e “net” pelo fato de a comercialização da droga se dar preponderantemente no âmbito virtual da internet. (Com Diário da Região)