Jales decreta luto pela morte de ex-prefeito

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Jales decreta luto pela morte de ex-prefeito

O município de Jales está vestindo luto. Faleceu hoje, dia 13 de julho, aos 91 anos, o ex-prefeito Edison Freitas de Oliveira, após internação de duas semanas no Hospital São Mateus, em Cuiabá, em razão de um quadro de anemia.

Ele é um nome histórico na vida pública de Jales, pois elegeu-se prefeito em 1968 pelo MDB, no auge de regime ditatorial, o que valeu à nossa cidade o título de “Capital da Resistência Democrática ”.

Médico formada na faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, ele se tornou importante liderança política, elegendo-se primeiramente prefeito de Jales (1969-1972).

Vocacionado para a vida pública, logo que deixou a Prefeitura foi morar no Mato Grosso, seu estado de origem, onde tornou-se vice-governador (1986) e posteriormente, governador (1990).

Aliás, credita-se a ele, o início do movimento pela construção da ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, que se transformou em realidade em 1998.

Nos últimos anos, dr. Edison morava em um rancho à beira do Rio Paraná, onde recebia amigos de todos os tempos.

Natural de Aparecida do Taboado o ex-prefeito de Jales deixa viúva a jalesense Maria Cândida e três filhos: Ajax, Rondon e Jussara, além de netos. (Do Jornal de Jales).

LUTO OFICIAL

A prefeitura de Jales emitiu nota de pesar e o prefeito Luis Henrique Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e todos os servidores municipais lamentam a morte do ex-prefeito de Jales, Dr. Edison Freitas de Oliveira, no pleito de 1969 a 1973.

A Prefeitura de Jales decretou luto oficial de três dias no município.