O governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa nessa quarta-feira, 7, que vai estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do Estado para até as 23h. A medida começa a valer a partir da próxima sexta-feira, 9.
Contudo, cidades podem decretar medidas mais restritivas que o governo estadual mediante a situação epidemiológica da região.
Com as novas regras, a partir da próxima sexta-feira, 9, estabelecimentos comerciais poderão passar a atender com 60% de ocupação. Além disso, bares, restaurantes e até shopping centers poderão atender até as 23h. “Temos algumas regiões do interior com ocupação acima de 80%. Nesses locais recomendamos que seja discutido manter algumas medidas restritivas. É fundamental que os prefeitos analisem localmente o horário de funcionamento para avançarmos de forma gradual e segura”, disse o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19 no Estado de São Paulo, João Gabbardo.
Em Fernandópolis, um decreto municipal segue o horário da fase de transição do governo, com os estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, academia e shopping podendo funcionar até as 21 horas.
A expectativa é que os prefeitos se manifestem na tarde dessa quarta-feira, 7, se vão manter as medidas restritivas municipais ou se adotarão ou as medidas do governo estadual.