Fernandópolis se despediu neste sábado, 12, do fotógrafo e voluntário social Roberto Hirosse Tsuzuki. Ele foi mais uma vítima da Covid-19. O anuncio de sua morte foi acompanhada de homenagens nas redes sociais, principalmente pelas entidades onde ele atuava: AVCC e Sonhadores.
“Como é difícil escolher uma foto com você. Você raramente está nas imagens mas sempre estava por trás delas. Tantas imagens lindas, tantas memórias, registros de tantos momentos. Perdemos mais que um voluntário, mais que nosso fotógrafo, perdemos nosso amigo, ele que amava nosso projeto, que estava conosco desde o início. Descanse em paz seu Roberto, sentiremos muito sua falta. Vamos nos lembrar do senhor assim, sorrindo e fazendo o que amava”, postou o Instituto Sonhadores em homenagem ao fotógrafo que registrou a história da entidade.
A AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer – também homenageou seu voluntário. “Coincidentemente o dia de sua partida desta terra, foi o dia que toda mídia divulgou o lançamento do nosso grande sonho: construir a sede própria da entidade. ‘Sonho que se sonha só, pode ser pura ilusão...sonho que se sonha juntos é sinal de mutirão’. Assim diz a letra dessa bela canção que você ajudou a tornar realidade, pois você pode sonhar conosco e dar o pontapé inicial para tornar esse sonho realidade! Continuaremos firmes nessa luta, até ver esse sonho totalmente concretizado e aí sim, expor em uma galeria todo trabalho que você registrou com tanto amor, humildade e solidariedade, permanecendo para sempre nos anais da história da AVCC. ‘Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração’ -(Henri Carrier - Bresson). Exatamente isso que você fazia! Obrigada aos familiares do Roberto, que sempre entenderam e colaboraram com seus propósitos! ”,
O prefeito André Pessuto também lamentou a morte de Tsuzuki. “Pessoa do bem, que todos gostavam muito. Há poucos dias me visitou na Prefeitura para entregar dois quadros de imagens da natureza que registrou. Um dos melhores fotógrafos da região. Meus sinceros sentimentos a toda família”.
Roberto Tsuzuki era um amante da fotografia. Em janeiro de 2020 ele gravou um vídeo para CIDADÃO onde falava de sua exposição “Pescando Imagens”, que apresentou no Água Viva Thermas Resort durante todo o mês encantando os hospedes.
“Tudo isso nasceu dentro do Projeto Sonhadores, meu trabalho com fotografia voltado para ajudar a comunidade e principalmente os projetos sociais. Todo esse material que nós temos exposto, eu também uso como instrumento motivacional junto aos jovens da comunidade para mostrar a fotografia além do celular”, explicou.
Ainda na reportagem Roberto explicava que o propósito da exposição itinerante era ajudar os jovens a terem um horizonte e ver a beleza da fotografia, além de parar de fazer “selfie” somente por vaidade. O material motivacional também tinha o propósito de ajudar os idosos a relembrar algo que já fez parte da juventude de cada um.
A Exposição Pescando Imagens no Água Viva Thermas Resorts que apresentou em janeiro de 2020.