Licenciamento Digital do Detran completa um ano com 16 milhões de documentos emitidos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Licenciamento Digital do Detran  completa um ano com 16 milhões de documentos emitidos

Disponível desde maio de 2020 no Estado de São Paulo, o licenciamento veicular eletrônico do Detran.SP completou no sábado, 8 de maio, um ano de existência, com a marca de 16 milhões de documentos digitais emitidos.

Conhecido também como CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônico), o documento pode ser apresentado pelos motoristas de duas formas: online pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, ou impresso em papel A4 pelos canais digitais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br)

“O processo de digitalização dos serviços oferecidos pelo Detran.SP atende as necessidades de um usuário cada dia mais conectado. Agregar tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão é fundamental, sobretudo, neste período de pandemia que atravessamos”, afirma o diretor-presidente do órgão estadual de trânsito, Ernesto Mascellani Neto, que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Para licenciar o veículo, o cidadão deve informar o número do Renavam e pagar, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA, eventuais multas e a taxa de licenciamento. Vale reforçar que, para o documento ser emitido, o proprietário deve estar com todos os débitos vinculados ao veículo quitados

Após o pagamento, o documento é disponibilizado online ao motorista para impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Para fazer o download, o condutor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS

Neste mês de maio, está em andamento o prazo de licenciamento de veículos com placa final 2.