Durante Operação Toque de Restrição no Bairro Vila Nova em Aparecida d’Oeste, Policiais Militares Ambientais constataram a manutenção de aves nativas dentro de gaiolas, penduradas nas paredes da varanda de uma residência. Ao todo, haviam cinco coleirinhos papa-capim (sporophila caerulescens), dois canários-da-terra (sicalis flaveola), dois papagaios verdadeiro (amazona aestiva) e um pássaro-preto (gnorimopsar chopi). A ocorrência foi registrada na última sexta-feira, 26.
O morador confirmou a posse das aves, que as havia capturado ali mesmo na residência e que não possuía nenhum documento para justificar a manutenção das aves aprisionadas.
O homem foi autuado por infração ambiental e multado em R$ 5 mil “por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente”. As gaiolas e as dez aves e as dez gaiolas foram apreendidas.
Os papagaios verdadeiros, por estarem com características evidentes de domesticação e por se tratar de espécies ameaçadas de extinção, ficaram com o autuado na condição de fiel depositário, juntamente com duas gaiolas de arame.
As demais aves foram soltas, após serem avaliadas pelo médico veterinário, que atestou estarem em estado bravio e aptas para soltura.
As demais oito gaiolas, sendo seis de madeira e arame e duas de arame foram apreendidas e depositadas na Base Operacional de Santa Fé do Sul.