Não é de agora a preocupação constante de parte da sociedade em proteger os animais domésticos, sobretudo, de maus-tratos. Um dos grupos mais vulneráveis à essa prática desumana e passiva de punição embasada na lei é composto pelos animais abandonados. A medida que vão ficando velhos ou doentes, alguns donos optam por abandonar esses animais.
Como consequência, tem se tornado cada vez mais comum a presença de animais como gatos e cachorros em vias públicas, imóveis comerciais desocupados, praças, porta de empresas e até nas escolas. Para atender essa demanda, ONGs, entidades, empresas e voluntários têm desenvolvido ações solidárias e de captação de recursos para o custeio de procedimentos médicos e alimentação.
Muitas dessas ONGs, entidades ou empresas nascem de iniciativas individuais de voluntários que buscam – na maioria das vezes individualmente – atuar em um determinado caso, mas que devido a aceitação da proposta acabam dando continuidade ao trabalho migrando para a modalidade institucional. Foi o que aconteceu com a Help Pet, uma empresa sem fins lucrativos que surgiu com a ideia para arrecadação de dinheiro visando custear tratamento e cirurgia de animais vítimas de maus tratos e abandono.
A fundadora é a fernandopolense Caroline Dalbon Reis, 25 anos, que hoje atua como professora na Etec Philadelpho Gouvêa Netto em São José do Rio Preto. Ela já foi professora Etec Fernandópolis e conta que ideia surgiu numa conversa com amiga.
“Ela me disse: ‘Carol, por que não fazemos uma espécie de Saúde Cap para arrecadar dinheiro todo mês? Sempre aparecem animais precisando de ajuda financeira’. Abracei a ideia e comecei a planejar a venda de rifas virtuais, procurei amigos que lutam pela causa animal para me ajudar e começamos a primeira venda no dia 26 de dezembro de 2020”, conta a fundadora da Help Pet, Carol como é mais conhecida.
Segundo Carol, a principal finalidade da Help Pet consiste em ajudar financeiramente o tratamento de animais independente da cidade onde ele esteja. A única fonte de receita, por enquanto, são as rifas mensais online promovidas pelos voluntários. Nas primeiras rifas, os voluntários arrecadaram R$ 2.067,34 dos quais usaram R$ 1.606,52 no tratamento de alguns animais.
Por ser muito recente, fundada no segundo semestre de 2020, tendo migrado para MEI em janeiro deste ano, a empresa ainda não definiu a sua diretoria.
“Ainda não nomeamos os cargos, mas somos em onze pessoas que discutem ideias e se empenham com divulgações e venda das rifas. Possuímos alguns parceiros que doam os prêmios ou uma mensalidade, para ambos os casos basta entrar em contato conosco através de nossas redes sociais como Instagram, Facebook, E-mail e WhatsApp”, conta.
Atualmente, a meta da Help Pet é arrecadar recursos para custear o tratamento de quatro animais: três cães e um gato de diferentes regiões do Brasil. Vale destacar que a empresa atende animais de todo o Brasil por meio das ações promovidas por ONGs ou entidades.
SERVIÇOS
RIFAS ONLINE: www.helppethp.com
PONTO DE APOIO EM FERNANDÓPOLIS: Mundos das Rações (Av. dos Canários, 336, Jardim Araguaia).
DOAÇÃO EM DINHEIRO: PIX 40379769000187; Transferência em Conta Bancária: Banco 260 (Nu Pagamentos), Agência 0001, Conta Corrente 72615490-3
REDES SOCIAIS: Instagram e Facebook @helppet.hp
E-MAIL:[email protected]
WHATSAPP (17) 99623-2364