A Operação “Força Ambiental” da Polícia Ambiental continua efetuando flagrantes de crimes ambientais pela região na área da 2ª Companhia da Polícia Ambiental sediada em Fernandópolis.
Entre as principais ocorrências registradas, um flagrante de caça ilegal no dia 15. Foi durante a Operação Força Ambiental, policiais militares ambientais realizaram incursão às margens do Córrego Ribeirão Ponte Pensa, em Palmeira d’Oeste, local conhecido como crítico de caça, onde foi localizada uma gaiola de ferro de 3x2 metros, utilizada para captura de animais silvestres. Em contato com o funcionário da fazenda, confirmou ser ele o responsável pela armadilha, porém não apresentou licença para sua manutenção, sendo assim foi elaborado o devido Auto de Infração Ambiental.
Ocorrência de desmatamento ilegal foi registrado em Estrela d´Oeste por policiais militares ambientais. Durante diligência, os policiais constataram a supressão irregular de quatro árvores bem como a supressão de 0,1287ha de vegetação nativa em estágio Inicial de Regeneração Natural, sem Autorização do Órgão Ambiental competente.
Administrativamente, o autor foi multado em R$ 1.200,00 “por explorar (cortar) qualquer tipo de vegetação nativa, mediante corte isolado e seletivo, localizada fora de área de reserva legal averbada de domínio privado, sem aprovação prévia do órgão Ambiental competente.
Da mesma forma foi lavrado ao Auto de Infração Ambiental (advertência) - por destruir vegetação nativa em estágio inicial, mediante supressão, em objeto especial de preservação, sem licença da autoridade ambiental competente.
Em outra ocorrência, nesta terça-feira, a Polícia Ambiental realizou fiscalização em pátio de madeireira em Votuporanga constatando divergências entre o estoque virtual e o estoque físico. A empresa foi autuada e foram apreendidos 0,6131 m³ de madeira nativa em tábuas, da espécie Sucupira-parda.
Em Sebastianópolis do Sul, a Operação Força Ambiental, cumpriu Mandado de Prisão para cumprimento de A.F.S, que foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil da cidade e em seguida transferido para a Cadeia Pública de Santa Fé do Sul.
A Polícia Ambiental divulgou os números da Operação Força Ambiental desencadeada em todo o Estado para comemorar os 71 anos da corporação, fundada em 14 de dezembro de 1949. Pioneira na América latina, a unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo também é considerada a maior força policial estadual voltada à proteção da natureza, atuando nos 645 municípios paulista e também no litoral.