Desemprego bate novo recorde no Brasil, mas Fernandópolis mantém saldo positivo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Desemprego bate novo recorde no Brasil, mas Fernandópolis mantém saldo positivo

Dados divulgados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - divulgados nesta terça-feira, 1, apontam que desemprego bateu novo recorde em outubro. Segundo o levantamento, o Brasil encerrou o décimo mês do ano com um contingente de 13,8 milhões, cerca de 3,6 milhões a mais que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 35,9% no período. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, a maior da série.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego em outubro cresceu, na comparação com maio, nas regiões Norte e Nordeste, manteve-se inalterada no Sudeste e Centro-Oeste, e caiu no Sul.

A maior taxa em outubro foi registrada no Nordeste com 17,3%, seguida por Norte em 15,1%, Sudeste com 14,2%. Já no Centro-Oeste com 12,1% e no Sul com 9,4% registraram taxa inferior à média nacional.

Já em Fernandópolis, o mês de outubro apresentou o melhor resultado na geração de novos empregos com carteira assinada do período da pandemia e tirou a cidade do saldo vermelho no acumulado do ano. Agora, Fernandópolis acumula um saldo, de janeiro a outubro, entre admissões e desligamentos, de 150 postos de trabalho.

Os números do Caged, divulgados nesta quinta-feira, 26, mostram que em outubro, foram abertos 618 empregos formais em Fernandópolis. O número de desligamentos ficou em 422, o que gerou um saldo positivo de 196 vagas abertas.

O comércio, com as contratações geradas pelo Supermercados Proença que inaugurou unidade este mês em Fernandópolis, puxou o desempenho positivo. Foram 253 contratações e 151 demissões, saldo de 102 empregos. Agropecuária, Serviços e Construção Civil também contribuíram para o desempenho do mês. Negativo apenas o desempenho do setor industrial que mais demitiu do que contratou.

No acumulado do ano, Fernandópolis registra 5.241 contratações, 5.091 demissões, com saldo positivo de 150 empregos com carteira assinada.