O mercado de trabalho em Fernandópolis mantém em julho a tendência de recuperação iniciada em junho, após os efeitos negativos da pandemia do coronavírus nos meses de abril e maio. No mês passado, a cidade voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos. É o que revela o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgados nesta sexta-feira, 21, pelo Ministério da Economia.
No mês de julho, Fernandópolis contratou 411 trabalhadores com carteira assinada e demitiu 347, apresentando saldo positivo de +64 postos de trabalho. No acumulado do ano, janeiro a julho, o saldo ainda se mantém negativo (-132), resultado de 3.707 admissões e 3.839 demissões. No período, o comércio fechou 305 vagas. Em julho o comércio demitiu mais do que contratou (veja no quadro o desempenho de cada setor no mês).
Julho tem o melhor resultado, desde o início da pandemia, em março com reflexos diretos em abril, quando foram fechados 410 postos de trabalho. Em maio, já houve uma queda nas demissões, 296 trabalhadores perderam emprego. Em junho, o desemprego desacelerou, indicando recuperação. Fernandópolis contratou 272 trabalhadores e demitiu 343, registrando um saldo negativo de -71 postos de trabalho fechados na cidade.