A decisão foi tomada no decorrer dessa semana em ação conjunta com prefeituras de 17 municípios que integram a região de saúde de Votuporanga. Elas decretaram “lockdown” aos domingos em suas cidades, na tentativa de conter a curva crescente de casos em toda região.
Segundo a decisão das prefeituras, a medida foi tomada devido à falta de vagas para leitos de UTI para Covid-19 na Santa Casa de Votuporanga e no Hospital de Base de São José do Rio Preto. O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, disse que só poderão funcionar nos próximos dois domingos os postos de combustíveis e farmácias de plantão. Os demais estabelecimentos, essenciais ou não, devem permanecer fechados.
“Não gostaríamos de tomar essa decisão. Mas temos a responsabilidade de cuidar da vida de nosso povo”, disse o prefeito Adilson.
A notícia sobre o fechamento do comércio e serviços em Votuporanga aos domingos não foi bem recebida pelos comerciantes que irão recorrer da decisão na justiça. O Decreto assinado pelo prefeito João Dado começa a vigorar neste domingo, 26. Inconformada com a medida, a diretoria do Sindicato do Comércio Varejista ingressou na quarta-feira, 22, com ação judicial que pede uma decisão urgente para o comércio ser mantido aberto já no domingo, 26, e posterior julgamento do mérito do caso. O processo foi distribuído para a 3ª Vara Cível, do juiz Camilo Resegue Neto, que permanece em 'concluso para decisão'.