ACIF, AAMFER e Prefeitura decidem seguir Decreto Estadual

Medita em vigor irá até o dia 22 de abril

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

ACIF, AAMFER e Prefeitura decidem seguir Decreto Estadual

A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira, 15, durante reunião com representantes da ACIF - Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis, AAMFER - Associação de Amigos do Município, Sincomércio e Prefeitura. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito André Pessuto onde discutiram a reabertura do comércio local.

Segundo Nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Fernandópolis, ficou definido e acordado, pelos representantes das entidades, que o comércio considerado não essencial nesse período de pandemia deve permanecer sem atendimento ao público pelo menos até o dia 22 de abril, devendo, todavia, ser adequado por meio de regulamentação aos Decretos já editados pelo Governo do Estado e do Município.

Durante a reunião, foi esclarecido que a abertura nesse momento afronta as normas em vigência, principalmente o Decreto Estadual. Um dos destaques colocado pelos presentes é que qualquer alteração no Decreto Municipal vigente só entraria em vigor na sexta-feira, 17, diante do feriado na terça-feira, dia 21, o funcionamento de fato se daria apenas por dois dias e meio, o que corresponderia à sexta, sábado - meio período - e segunda-feira.

Assim, foi deliberado que a melhor decisão para o momento é aguardar o término deste Decreto Estadual e seus efeitos.

Outro ponto abordado foi sobre as filas em agências bancárias. Nesta quarta-feira, 15, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social visitou alguns locais, principalmente a agência da Caixa Econômica Federal, orientando a população com relação as formas de recebimento dos benefícios do Governo Federal nesse período de Pandemia. Apesar das orientações, muitos munícipes se recusaram a sair da fila ou até mesmo não acreditaram nas informações da equipe.

Já para esta quinta-feira, 16, o prefeito André Pessuto convidou todos os proprietários e gerentes de supermercados e mercados do município. Durante o encontro, que será realizado na Prefeitura juntamente com a equipe de Vigilância em Saúde, deverão ser elaboradas ações para que haja maior rigor na higienização dos estabelecimentos, bem como um maior controle de filas e circulação de clientes dentro desse tipo de comércio.