Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica por inadimplência

Medida tem validade de 90 dias e a suspensão dos cortes no fornecimento por falta de pagamento foram inclusos em virtude da crise econômica que se alastra pelo país em decorrência da pandemia do coronavírus.

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica por inadimplência

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – divulgou nesta terça-feira (24), um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia do coronavírus, incluindo a suspensão do corte de fornecimento de energia elétrica para consumidores residenciais e serviços essenciais que estão inadimplentes.

A medida tem duração de 90 dias e pode ser alterada. No pacote de medidas, estão inclusas a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio. De acordo com o diretor-geral da agência, André Pepitone, “haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda”.

"Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao (consumidor de) baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil", afirmou.

Estão inclusas as residências urbanas e rurais e serviços essenciais como hospitais. Esta era uma das reivindicações defendidas por algumas entidades de proteção dos direitos dos consumidores com o objetivo de ajudar, sobretudo, as famílias carentes. Contudo, o diretor Sandoval Feitosa destacou que a medida não isenta os consumidores do pagamento e rogou aos que podem pagar que paguem suas faturas no prazo para minimizar os impactos econômicos das companhias em decorrência daqueles que não poderem manter as suas conta em dia.