Coronavírus afeta doação de sangue e Hemocentro faz apelo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Coronavírus afeta doação de sangue e Hemocentro faz apelo

A pandemia do coronavírus está gerando uma situação crítica nos hemocentros do Brasil. O número de doadores de sangue caiu e está comprometendo o estoque para emergências.
A diretora do Hemocentro de Fernandópolis, Dra. Brígida do Amaral Botelho Prudêncio, alertou durante entrevista à Rádio Difusora que a situação é grave. “Apesar do momento que estamos vivendo, com o Covid-19, há pacientes que estão em tratamento por outras doenças. Nossa região está com surto de dengue, temos pacientes com câncer e na hemodiálise e precisam do sangue para sobreviver”, alertou. 
A médica lembrou que a Santa Casa de Fernandópolis está tomando a medida de suspender cirurgias eletivas (não urgentes) por conta da falta de sangue em estoque. “Temos que estar preparado para as emergências”, enfatizou.
O Hemocentro está adotando medidas inclusive para garantir a segurança dos doadores por conta do coronavírus e está fazendo agendamento pelo telefone 3442-5544. 
Para demonstrar a gravidade da situação, a médica citou que para permanecer em estado crítico com o estoque precisaria contar com 32 doadores de sangue por dia. “Nesta terça-feira, nós tivemos quatro doações em Votuporanga e 12 em Fernandópolis. Isso é muito grave”, disse.