Saúde abre campanha para vacinar pessoas de 20 a 29 anos contra sarampo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Saúde abre campanha para vacinar pessoas de 20 a 29 anos contra sarampo

Começa segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, voltada dessa vez a pessoas de 20 a 29 anos que ainda não tiverem duas doses da vacina contra a doença.

Na região, já foram registrados 207 casos de sarampo neste ano, a maior parte deles em Rio Preto e Fernandópolis, mas há ocorrências em outras 26 cidades, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

A campanha acontece em toda a região. Os jovens devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de preferência com a carteirinha de vacinação, para que um profissional avalie se há necessidade de aplicação da dose contra sarampo.

Caso a pessoa tenha perdido a carteirinha, a recomendação é ir até um posto onde já tenha tomado alguma vacina, pois pode ser que a unidade tenha registros de quais foram administradas. Caso a dúvida persista, a orientação é que se tome a vacina.

O "Dia D" da campanha será no sábado, dia 30, quando postos estarão abertos para vacinar o maior número de pessoas possível. Durante toda a ação os jovens podem aproveitar para atualizar toda a carteira vacinal.

Fernandópolis segue liderando o número de casos de sarampo, com 67 casos positivos, seguido por Rio Preto com 62, Votuporanga 16, Valentim Gentil 11. Também foram registrados casos em Barretos, Bady Bassit, José Bonifácio, Bebedouro, Catanduva, Jales, Mirassol, Icem, Meridiano, Santa Adélia, Auriflama, Guapiaçu, Ibirá, Monte Aprazível,  Olímpia, Pereira Barreto, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Santa Fé do Sul, Tabapuã, Turmalina, Uchoa e Zacarias.