CriArte irá realizar ação solidária para pacientes com câncer

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CriArte irá realizar ação solidária para pacientes com câncer
O grupo com mais de 30 artesãs que irá participar da CriArte, feira de Artes Manuais e Gastronomia, que será realizada dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Fernandópolis, irá realizar uma ação social com a doação de máscaras de imunização para pacientes em tratamento contra o câncer.
Serão doados 50 kits com três máscaras de imunização cada e com as instruções de uso e esterilização. “Após consultar o grupo de voluntários ‘Eu faço pra você’ que já realiza essa ação a nível nacional, resolvemos presentear os pacientes de nossa cidade e região com essas máscaras confeccionadas com retalhos de tecido 100% algodão que, além de proteger, irão elevar a autoestima dessas pessoas”, explica a organizadora do evento, Giovanna Simioli.
De acordo com a organizadora a máscara é utilizada pelos pacientes para evitar a contaminação por vírus, já que durante o tratamento a imunidade fica bem baixa, e, também, para evitar enjoos causados pelo cheiro, que é um dos efeitos colaterais que pode acontecer durante a quimioterapia. 
“Geralmente são usadas aquelas máscaras brancas de hospital mesmo. Foi então que lançaram essa campanha com as máscaras de tecidos coloridos e estampados. Elas deixam o visual mais alegre e menos carregado”, revela.
As máscaras foram utilizadas pela apresentadora do programa “É de Casa”, da Rede Globo, Ana Furtado, que recentemente passou pelo tratamento contra um câncer e explicou muito bem humorada sobre uso da máscara para seus seguidores no Instagram. “Tem um monte de gente perguntando por que eu uso a máscara. Porque quando faço quimioterapia minha imunidade fica muito baixa. Todo mundo gripando, espirrando, eu não posso pegar nem gripe. Não posso nem pegar o Brad Pitt, nem o Tom Cruise, só o Boninho mesmo”, disse a apresentadora.
As máscaras produzidas pelas artesãs serão entregues para a AVCC de Fernandópolis que irá se encarregar de fazer a entrega aos pacientes em tratamento. “É uma forma que encontramos de reaproveitar o material que já temos e transformar em algo útil e que irá trazer conforto e autoestima aos pacientes com câncer”, completa Giovanna.