“Se os eleitores deixarem para última hora, teremos problemas. Ficar esperando o fim do prazo certamente terá dor de cabeça”. O alerta do juiz da 150ª Zona Eleitoral, Mauricio Ferreira Fontes, na edição de 9 de fevereiro do CIDADÃO não foi levado em conta até agora por 15 mil eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. O prazo termina no dia 19 de dezembro e, certamente, milhares de eleitores terão os títulos cancelados.
A reportagem do CIDADÃO esteve no Cartório Eleitoral na quinta-feira, 24. Não havia fila, apenas três pessoas sendo atendidas. Neste dia, de acordo com a atualização diária do TSE – Tribunal Superior Eleitoral –, foram atendidos 127 eleitores. Entre os cartorários, o clima é de apreensão com o prazo se esgotando. O tempo que resta não será suficiente para atender todos esses eleitores que ainda não realizaram o cadastramento. Ou seja, quem deixou para a última hora vai ter “dor de cabeça” como havia alertado o juiz eleitoral no início da campanha.
De acordo com a última atualização do site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – divulgado nesta sexta-feira, 25, Fernandópolis tem 53.275 eleitores. Desse total, 38.135 já têm o cadastro biométrico, ou seja, 71,5% do eleitorado.
Até 19 de dezembro, o Cartório Eleitoral trabalha com 36 dias úteis, com atendimento das 9 às 18 horas, período em que é suficiente para atendimento de até 180 eleitores/dia. Se nesse período, essa meta de 180 atendimentos/dia for cumprida, 6.4 eleitores terão regularizado a situação, enquanto 8,4 mil terão os títulos cancelados. Esse é o melhor cenário. Mas, o cenário pode ser pior: se nesse período o Cartório atender 127 eleitores, como atendeu na quinta-feira, 24, o número de eleitores que vão realizar o cadastramento cai para 4,5 mil e os que terão os títulos cancelados sobe para 10 mil.
O que pode amenizar o problema é que o Cartório Eleitoral trabalha com a possibilidade de realizar plantões aos sábados e no feriado de 15 de novembro, quando o atendimento vai das 8 às 13 horas.
Diante do cenário que se desdobrou durante a campanha de cadastramento, não há dúvida que no final do prazo as filas serão inevitáveis, repetindo uma cena que Fernandópolis viu ocorrer em outro Cartório Eleitoral, o da Comarca, em 2016, quando eleitores das cidades da comarca “sofreram” na fila com longa espera, porque seguiram à risca um lema que ficou famoso entre os brasileiros: o de deixar tudo para a última hora. Por conta disso, ao final do cadastramento, cerca de 5 mil eleitores nos municípios da Comarca tiveram seus os títulos cancelados.
O Cartório Eleitoral de Fernandópolis não abre na próxima sexta-feira, 1º, e nem na segunda-feira, 4, por conta do feriado transferido do Dia do Funcionário Público (28 de outubro), O atendimento será retomado no dia 5 e no sábado, 9, haverá plantão das 9 às 13 horas.