Encravado entre os bairros São Lucas, São José, Vila Neves, Loteamento Guedes, Parque das Nações e Hilda Helena, na zona oeste da cidade, o Almoxarifado Geral da Prefeitura está com os dias contados neste local, para onde foi transferido na primeira gestão do ex-prefeito Milton Leão há cerca de 40 anos.
O anuncio foi feito nesta quinta-feira, 24, pelo prefeito André Pessuto, após questionamento de CIDADÃO sobre uma área alugada pela Prefeitura no Distrito Industrial I - “Eurico Gimenes Martins” – pelo valor mensal de R$ 15 mil. O contrato firmado com a locadora JDGS Empreendimentos Imobiliários Ltda, está em vigor desde 1º de outubro, com validade até 30 de setembro de 2024. O prédio em questão já abrigou empresas como a Fachini, depois a Schincariol e por último a Só Lixeiras. Possui área administrativa e um grande galpão coberto.
O anúncio inicial foi feito pelo prefeito em sua página oficial no facebook. “Apresento para a população o ‘FUTURO NOVO ALMOXARIFADO’. Não podemos permitir e aceitar, acomodados, que as ambulâncias novas, ônibus escolares novos e outros maquinários novos que estamos comprando fiquem como estão há anos, expostos ao sol e chuva. Nossos servidores não podem continuar trabalhando daquele jeito, num local sem condições. Estamos alugando temporariamente esse galpão no Distrito Industrial, todo coberto, atendendo as normas do Corpo de Bombeiro e dando mais dignidade aos nossos funcionários que trabalham no 'Coração da Prefeitura' que é o Almoxarifado. O atual Almoxarifado será colocado à venda e com o recurso vamos comprar esse galpão”, escreveu Pessuto.
Após o post do prefeito, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura divulgou release e confirmou que a previsão de funcionamento do Almoxarifado no novo endereço é para dezembro.
De acordo com o secretário municipal de Obras João Hashijume, a Prefeitura teria que investir mais de R$ 400 mil para realizar todas as adaptações necessárias exigidas pelo Corpo de Bombeiros e o dobro do valor para realizar as obras estruturais. “Não temos mais condições de continuar neste local”, comentou o secretário. Em abril, o juiz Marcelo Bonavolonta, da 1ª Vara, chegou a dar prazo de seis meses ao prefeito para providenciar o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – de 60 prédio públicos.
Segundo a prefeitura, além da estrutura não suportar mais, moradores da região do atual Almoxarifado fizeram vários abaixo-assinados pedindo a mudança de local, pois a área se tornou muito residencial com grande fluxo de veículos pequenos e motociclistas que passaram a conviver diariamente com os veículos grandes e maquinários da Prefeitura. O prefeito, inclusive, morador e vizinho do Almoxarifado, conhece bem essa situação.
O novo Almoxarifado ficará localizado na Rua Osvaldo Santana, nº 80, Parque Industrial “Eurico Gimenes Martins”. O imóvel foi locado pela Prefeitura até 2024.
O atual Almoxarifado, que ocupa terreno de 30 mil metros quadrados e área construída de 1.617 metros quadrados na Rua Shiuiti Toril, será colocada à venda. Com o valor arrecadado, a Prefeitura diz que irá realizar a compra do prédio do Novo Almoxarifado, suspendendo o aluguel e o município passando a ser proprietário do imóvel.
Pessuto segue iniciativa do ex-prefeito Milton Leão, que há 40 anos, decidiu transferir o Almoxarifado da área central. Com o dinheiro da venda dos terrenos, Leão iniciou a construção do prédio da FEF.