Fernandópolis conquista equivalência que pode atrair várias empresas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis conquista equivalência que pode atrair várias empresas

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19, o reconhecimento de equivalência do SIM – Serviço de Inspeção Municipal – junto ao Sisbi-Poa – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Com isso, os estabelecimentos indicados por esses serviços poderão vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil, o que pode atrair indústrias do setor para o município.
Apenas 20 cidades em todo país possuem essa equivalência. A conquista do Sisbi vai beneficiar os produtores locais que pretendem ampliar seus negócios fazendo comércio com outros municípios, bem como atrair empresas que têm interesse agilizar a comercialização de seus produtos. A adesão beneficia, em especial, os pequenos estabelecimentos, que geralmente têm dificuldade em cumprir todos os requisitos burocráticos e técnicos exigidos pelo SIF
“O SIM serve para evitar que as empresas funcionem na clandestinidade, sem controle e certificação. Nós orientamos e auxiliamos para que tudo seja feita seguindo as normas de controle alimentar”, explicou Camilo Julian Azol Fernandes, médico veterinário do SIM, quando foi concedia a primeira certificação no município. 
Com a conquista da equivalência, que já era tratada há algum tempo nos bastidores, duas empresas do setor já estariam prontas para se estabelecer no município, como é o caso de uma que pretende produzir banha animal e outra de pururuca. 
Para oferecer o SIM, a equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal faz uma análise criteriosa desde os rótulos até a produção dos alimentos. Com o registro, a empresa fica autorizada a produzir e comercializar em todo território nacional.