Emprego tem o quarto mês seguido no vermelho em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Emprego tem o quarto mês seguido no vermelho em Fernandópolis

Fernandópolis fechou 33 vagas com carteira assinada em julho, no quarto mês seguido com desempenho negativo. O resultado é o saldo, ou seja, a diferença entre contratações e demissões, divulgado nesta sexta-feira, 23, pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. 

De acordo com os dados do Caged, em julho Fernandópolis contratou 500 trabalhadores e demitiu 533, fechamento de 33 postos de trabalho. O maior número de demissões ocorreu na indústria (-34). Serviços e Agropecuária fecharam outros 12 empregos. O desempenho positivo veio do comércio com a abertura de 8 vagas e da construção civil com outras 5. No geral, as principais cidades da região, também registraram desempenho negativo em julho. Rio Preto, Catanduva, Votuporanga e Jales acompanharam Fernandópolis. Exceção no mapa vermelho, foi Mirassol que no mês passado registrou saldo positivo de 3 empregos.
Apesar do quarto mês seguido com saldo negativo, Fernandópolis tem um bom estoque de vagas abertas com carteira assinada este ano. O saldo entre contratações (4.975) e demissões (4.158) é de + 817. O resultado ainda é reflexo do desempenho do emprego em fevereiro e março. Os outros cinco meses do ano, houve mais demissões que admissões. 

MENOR APRENDIZ

A corrida de jovens ao Dia A da Aprendizagem na terça-feira no Centro Pastoral mostra o tamanho da dificuldade para quem almeja ingressar no mercado de trabalho, no caso, através do programa Menor Aprendiz. 
O evento, atraiu cerca de 400 jovens com o currículo na mão e a expectativa de uma oportunidade de trabalho. 
De iniciativa do juiz do Trabalho Alessandro Tristão, esta ação teve a proposta de fomentar o combate ao trabalho infantil e estimular a aprendizagem profissional, na forma da legislação vigente. Teve ainda como objetivo oportunizar às empresas da região que preencham suas cotas de contratação de jovens aprendizes. 
A iniciativa da Justiça do Trabalho atraiu também 11 empresas (Rodoviário Crismara; Dibral; Auto Viação Jauense; Cervejaria Petrópolis; Frigorífico Cofercarnes; Supermercados Pessoto; Incabrás; Figueira Indústria e Comércio; Frigorífico Ouroeste; Edvaldo da Costa Mello; e Frigoestrela) que participaram do evento e receberam currículos dos jovens
O evento teve ainda parceiros como o Caefa - Centro de Apoio à Educação e Formação do Adolescente-, o Centro Social de Menores-Acredite, os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social-,  Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, o Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social- o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Sonhadores.