Cinco anos depois de aprovar projeto que ampliou o perímetro urbano de Fernandópolis em 1,4 mil alqueires, o Executivo enviou à Câmara durante o recesso de julho, projeto propondo nova ampliação. Os vereadores pediram mais informações ao prefeito André Pessuto sobre a proposta para justificar a ampliação.
No projeto encaminhado para apreciação dos vereadores, o prefeito alega que a “presente propositura visa atualizar os limites do perímetro urbano e da área de expansão urbana do Município de Fernandópolis, em função de sua definição, passando a ser fixada por meio desta Lei, compondo um Núcleo Central denominado Sede Urbana com uma Área: 80.821.686,91 m2 = 8.082,1687 hectares e Perímetro: 47.880,97 m”. Convertido em alqueires paulista a nova área equivale a 3.339 alqueires.
De acordo com o mapa que acompanha o projeto, a área aumentada se localiza na região norte da cidade e acompanha a Rodovia Antônio Faria a partir do recinto da Exposição. Essa área já havia sido ampliada no projeto de 2014, mas os lançamentos habitacionais já atingiram o limite atual do perímetro.
O projeto ainda tramita pelas comissões legislativas. Os vereadores aguardam respostas do Executivo sobre a motivação para ampliação. Somente depois, o projeto deve ir a plenário para votação.
MUDANÇA EM 2014
Em 2014, a então prefeita Ana Bim encaminhou projeto a Câmara e promoveu a ampliação do perímetro urbano. Em alqueires, o projeto na época praticamente dobrou a área urbana, que passou de 1.661 alqueires para 3.069 alqueires. Com o aumento proposto agora, a área urbana ganha mais 270 alqueires e passa para 3.339 alqueires.
Com a ampliação na época, áreas como da Universidade Brasil ainda era considerada zona rural. O novo cinturão urbano da cidade se expandiu também para além do limite da ferrovia, já prevendo empreendimentos imobiliários para aquele setor. Também passaram a incorporar o perímetro urbano de Fernandópolis áreas como a destinada para a ZPE e do Distrito Industrial VI, à margem da Rodovia Euclides da Cunha, ao lado do Posto Morini. O Aeroporto, o Água Viva Thermas Clube, o recinto da Exposição também foram incluídos na área urbana.