Dia da Aprendizagem reúne empresas e aprendizes na terça-feira o dia todo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Dia da Aprendizagem reúne empresas e aprendizes na terça-feira o dia todo

Com expectativa de ocupação de 100 vagas de aprendizes no mercado de trabalho em Fernandópolis, o JEIA – Juizado Especial da Infância e Adolescência - da Justiça do Trabalho  vai organizar o evento denominado “Dia A da Aprendizagem” que vai acontecer no Centro Pastoral da Aparecida na terça-feira, 20, das 8 às 16 horas. 

“O evento tem o propósito de fazer com que as empresas cumpram a cota na contratação do menor aprendiz. Assim, serão recrutados, selecionados e convidados os jovens que já cursaram capacitação profissional, e que estejam prontos para inserção no mundo do trabalho como jovens aprendizes. De outro lado, foram convidadas as empresas que precisam cumprir cotas de aprendizagem, bem como empresas que possuem interesse na contratação de aprendizes. A ideia é que o dia seja marcado por contratações de jovens aprendizes pelas empresas”, explica o juiz do Trabalho e coordenador do JEIA, Dr. Alessandro Tristão.
Quando uma empresa não cumpre a Lei do Menor Aprendiz, expõe os menores a situação de risco.  “Principalmente crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade ficam mais expostas ao tráfico de drogas e à exploração sexual. Um emprego como jovem aprendiz proporciona ao adolescente a inclusão social por meio do trabalho orientado, bem como por meio da obrigatoriedade de frequência escolar. Na verdade, esse é um problema real e que precisa ser enfrentado”, comentou o juiz. 
O slogan do evento aponta que “Jovens acima de 14 anos podem trabalhar como aprendizes, com direitos, segurança e sem deixar de estudar”. 
A Feira do Aprendiz tem a parceria do CAEFA - Centro de Apoio à Educação e Formação do Adolescente -, ACREDITE - Centro Social de Menores -, os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social-, Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social -, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - e o Instituto Sonhadores.
Podem participar jovens de 14 a 24 anos incompletos e que querem trabalhar como jovem aprendiz. De acordo com nota do Juizado da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Fernandópolis, os jovens devem levar carteira de trabalho, currículo, comprovante de endereço, documentos pessoais e certidão de conclusão dos cursos que tiver. 
Empresas detentoras de cotas para jovens aprendizes e que ainda não foram preenchidas estarão presentes para realização de entrevistas e eventuais contratações.