Com surto ativo de sarampo, Fernandópolis chega a 27 casos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com surto ativo de sarampo, Fernandópolis chega a 27 casos

Fernandópolis é uma das 43 cidades brasileiras com surto ativo de sarampo incluídas no alerta emitido pelo Ministério da Saúde. A cidade já confirmou 27 casos da doença. 

No alerta, o Ministério orienta pais, mães e responsáveis que vão viajar para uma destas cidades com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para que todas nesta faixa etária sejam vacinadas contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem. 
Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. 
A chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.
Para interromper a cadeia de circulação do vírus do sarampo, o Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios estão realizando diversas ações, entre elas, o bloqueio vacinal seletivo e ações de rotina de vacinação; e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade, esta última, em alguns municípios.
Para a interrupção dos surtos de sarampo, a pasta tem recomendado aos estados e municípios: reforçar as equipes de investigação de campo para garantir a investigação oportuna e adequada dos casos notificados; fortalecer a capacidade dos sistemas de vigilância epidemiológica do sarampo; e estabelecer estratégias para a implementação de ações de resposta rápida frente a casos importados da doença.
Fernandópolis foi a primeira cidade da região a registrar casos de sarampo. Hoje a cidade já está com 27 casos confirmados. Jales, Rio Preto e Estrela d´Oeste também confirmaram casos da doença.