Fernandópolis fechou 69 postos de trabalho em maio

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis fechou 69 postos de trabalho em maio

A divulgação dos dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados –de maio não trouxe uma boa notícia para Fernandópolis. A cidade fechou 69 vagas com carteira assinada. É o terceiro mês com saldo negativo este ano. 

Apesar do terceiro resultado negativo do ano, o saldo de empregos gerados no ano se mantém positivo. Fernandópolis contratou 3.892 trabalhadores de janeiro a maio e demitiu 2.991, com saldo positivo de 901 postos de trabalho. Nos primeiros cinco meses do ano, apenas o Comércio é que registrou desempenho negativo (veja quadro).
O resultado ainda é sustentado pelo desempenho registrado pela cidade em fevereiro quando registrou o melhor desempenho da década para o mês (saldo de 928 empregos criados), explicado pela contratação em massa de trabalhadores pela Alcoeste para o plantio de cana. Na época a empresa revelou que tratava-se de contratações temporárias com período de duração de três meses. A indústria de transformação, na qual a Alcoeste se insere, foi a que mais demitiu em maio: 128 trabalhadores perderam o emprego. Descontadas as contratações, o saldo ficou negativo: -59. Outro desempenho negativo foi do comércio, que contratou 183 e demitiu 211 (-28).  
Segundo o Caged, em maio, dois segmentos da economia tiveram desempenho positivo: construção civil  (+70) e Serviços (+58).
Na região, as cidades de Rio Preto, Catanduva, Votuporanga e Mirassol, também registraram fecharam maio no vermelho. Apenas Jales teve saldo positivo, com mais  7 empregos.