Junho Vermelho alerta para estoque baixo de sangue no Hemocentro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Junho Vermelho alerta para estoque baixo de sangue no Hemocentro

O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares. 
Por isso, é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue. Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano, começou no último sábado, 1º, a campanha Junho Vermelho. 
Serão feitas ações especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho. Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o país. 
Em Fernandópolis o Hemocentro, responsável pelo fornecimento de sangue para grandes hospitais da região, vem distribuindo alertas quase que semanais para alertar para a importância da doação de sangue. No último dia 29 de maio, o Hemocentro público alerta com pedido urgente de sangue tipos O e A negativos, já que o estoque estava em nível crítico.
Para atender a demanda por sangue dos hospitais, o Hemocentro deveria colher em média 1.500 bolsas mês, mas trabalha abaixo disso.  
O Hemocentro detalha as condições para doar sangue:
- Estar bem de saúde
- Apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH) 
- Ter de 16 a 69 de idade (menores acompanhados dos pais)
- Homens pesar mais 50 kg e mulheres mais de 51 kg
- Caso esteja tomando medicamentos, traga sempre o nome.
Horários de Atendimento
2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
4ª Feira das 08h às 18h
Sábado das 08h às 12h
Rua Simão dos Santos Gomes, 266 - Jd. Santista
(ao lado do Pronto Socorro) - Telefone (17) 3442-5544