Nível dos reservatórios faz Aneel fixar bandeira verde na conta de luz

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Nível dos reservatórios faz Aneel fixar bandeira verde na conta de luz

As contas de luz terão um alívio em junho. A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - informou, na sexta-feira, que irá aplicar a bandeira tarifária de cor verde no próximo mês. Com isso, não haverá cobrança extra para os consumidores.
Durante o mês de maio, estava em vigor a bandeira amarela. Isso significou um custo adicional de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora Em maio, as tarifas estavam com a bandeira amarela, com uma taxa extra de R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 
A agência explicou que, embora junho seja um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do país, a previsão de chuvas para o mês superou as expectativas, indicando tendência de vazões acima da média histórica para o período. Isso possibilita a manutenção dos níveis de água dos principais reservatórios das hidrelétricas.
Os reservatórios das usinas da região recuperaram nível do volume útil de água armazenada. Segundo o Operador Nacional do Sistema, os dois principais reservatórios do Sistema Grande na região, Água Vermelha em Ouroeste e Marimbondo em Icém, apresentam nesta segunda-feira volume útil em 57,19% e 90,8% da capacidade, respectivamente. Ilha Solteira, que recebe água liberada pela usina de Água Vermelha, está com 78%.