O Governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, anunciaram nesta quinta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, a criação de 11 polos de desenvolvimento econômico com pacotes de benefícios setoriais para a indústria, sendo que dois estão na região de São José do Preto.
"A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo. Nosso trabalho é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado, para impulsionar e melhorar as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas", disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. "Aumentar a eficiência e a efetividade dos gastos públicos com transparência é o nosso dever. Esse trabalho vai ser feito com muita eficiência e com o mesmo recurso existente” completou.
Foram anunciados polos nos setores de Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos; Alimentos e Bebidas; Automotivo; Biocombustíveis; Couro e Calçados; Derivados de Petróleo e Petroquímico; Eco Florestal; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Químico, Borracha e Plástico; Saúde e Farma e Têxtil, Vestuário e Acessórios que cobrem todo o estado de São Paulo.
“Um governo responsável é comprometido com a geração de emprego. E geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas”, comentou o governador João Doria. “Aqui em São Paulo a nossa prioridade é a geração de empregos e renda”, ressaltou.
A otimização das políticas públicas será feita em torno de 6 pilares, visando adensar e integrar as cadeias produtivas: Simplificação Tributária e Regulatória; Financiamento Competitivo – voltado ao adensamento da cadeia produtiva; Tecnologia e Inovação; Qualificação de mão de obra; Infraestrutura e serviços; Ambiente de negócios & Desburocratização – fast track de licenças e permissões, One Stop Shop
Para a região, o governo anunciou dois polos. O de Biocombustíveis que se estende para as cidades de Catanduva, Fernandópolis, Marapoama, Meridiano, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Onda Verde, Palestina, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Tanabi e Ubarana. O segundo polo é de Alimentos e Bebidas que vai atender o segmento nos municípios de Ariranha, Catanduva, Estrela D´ Oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Jales, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Monções, Monte Aprazível, Nova Aliança, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Paraíso, Planalto, Poloni, Pontes Gestal, Potirendaba, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga.