A celebração dos 80 anos de Fernandópolis começou com ato cívico na Praça Joaquim Antonio Pereira que reuniu grande público e teve a participação da Banda da Polícia Militar de São José do Rio Preto, Tiro de Guerra e grupo Sonhadores. O ato foi aberto com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito André Pessuto e vice Gustavo Pinato (do Brasil), presidente da Câmara Ademir de Almeida (São Paulo) e o juiz diretor do Fórum Heitor Miura (de Fernandópolis).
Nos pronunciamentos das autoridades, manteve-se a tradição de ouvir os representantes das famílias Barozzi (Lucindo Moreti) e Osvaldo Silva (Joaquim Antonio Pereira). O prefeito André Pessuto, na sua fala, fez questão de homenagear todos os prefeitos dos 80 anos de Fernandópolis, desde Gumercindo Ferraz Frota.
“Todos merecem ser lembrados porque ajudaram a construir a história da cidade”. E finalizou o discurso, lembrando que no dia do aniversário da cidade é também o Dia do Abraço. E sugeriu que Osvaldo Silva e Lucindo Moreti representassem ali o abraço de Pereira e Barozzi.
Estudantes da Escola Joaquim Antonio Pereira prestaram homenagem à cidade e depositaram coroa de flores no busto do fundador. Os agentes mirins soltaram balões para homenagear a cidade aniversariante.