Tem “Fernandópolis” pelos quatro cantos do Brasil

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Tem “Fernandópolis” pelos quatro cantos do Brasil

Onde você mora? Se perguntar aos quase 70 mil fernandopolenses é lógico que a resposta será: Fernandópolis. Mas, tem muita gente pelo Brasil, que nunca esteve por aqui ou sequer sabe onde fica a cidade, que também pode dizer o mesmo. Essas pessoas moram em ruas que levam o nome de Fernandópolis e que estão espalhadas pelo Brasil.
Pesquisa realizada por CIDADÃO, encontrou no Código de Endereçamento Postal dos Correios, o CEP, que existem catalogadas, com CEP próprio, 24 ruas em diferentes cidades e Estados do Brasil com o nome de Fernandópolis. A pesquisa não alcança as cidades de CEP único, o que indica que o número de ruas com a denominação de Fernandópolis é ainda maior. Exemplo disso, encontramos na cidade de Urânia. Lá tem uma rua que homenageia nossa cidade.
Muitas dessas homenagens são antigas e as leis ainda não foram digitalizadas e fica difícil encontrar referência. Não foi o caso da Rua Fernandópolis na cidade de São Paulo. A lei já está na internet. A homenagem data de 1954. Em todo o Estado de São Paulo são 17 as cidades com ruas com o nome de Fernandópolis: Cajamar, Franco da Rocha, São Roque, Cotia, Guarujá, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra e Osasco, Vinhedo, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté, São José do Rio Preto e Catanduva 
Mas, onde estão localizadas essas ruas que carregam o nome de Fernandópolis? Além do Estado de São Paulo, encontramos ruas Fernandópolis em outros seis estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul e Acre. 
A Rua Fernandópolis mais distante da cidade de Fernandópolis, está na capital do Estado do Acre, Rio Branco, no bairro Rui Lino que fica próximo ao campus da Universidade Federal do Acre e a 6,5 km do Palácio do Governo. Em linha reta, a cidade de Fernandópolis está a 2,9 mil km da Rua Fernandópolis na cidade de Rio Branco – AC. 
Em Recife, Pernambuco, a Rua Fernandópolis é de apenas uma quadra, localizada no bairro Casa Amarela, a menos de 100 metros da principal avenida, a Miguel Arraes, que corta Recife e a 11 km da Praça do Carmo em Olinda. 
No Espirito Santo, a rua está no bairro Santa Cruz, na cidade de Aracruz. O curioso é que o bairro tem as ruas com nomes de cidades da região. Fernandópolis, Jales, Tanabi, Valentim Gentil, Cosmorama e Balsamo, dão nome às ruas. O bairro fica próximo onde o Rio Piraquê-Açu, desemboca no mar. Aracruz é uma cidade litorânea, onde estão as praias de Santa Cruz, Coqueiral, Barra do Saí e do Rancho. Na internet, CIDADÃO encontrou uma lei de 2016 assinada pelo prefeito Ademar Coutinho denominando a Rua L do Loteamento Nova Santa Cruz de “Fernandópolis”. 
Em Belo Horizonte, a capital mineira, a Rua Fernandópolis está encravada no bairro Piratininga, e é cortada pelas ruas Altinópolis e Peruíbe. Quem mora nesta rua está a 6,5 km da Lagoa da Pampulha, onde também fica o Estádio do Mineirão, cujo trajeto de carro se faz em15 minutos. A mudança de denominação ocorreu em 1974, com decreto do prefeito Oswaldo Pieruccetti, quando a citada via deixou de se chamar Araraquara e ganhou o nome de Fernandópolis. 
No Estado da Bahia, a Rua Fernandópolis está no bairro Campo Limpo, na cidade de Feira de Santana, que tem 500 mil habitantes e fica no interior do Estado, a 108 km da capital, Salvador. Na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a Rua Fernandópolis fica na Vila Santo Eugênio, a cinco quadras de uma das principais avenidas da capital, a Guaicurus.