Fernandópolis perde 1,1 mil eleitores e procura pela biometria cai

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis perde 1,1 mil eleitores e procura pela biometria cai

Já era previsto. A baixa procura de eleitores que deixaram de votar nas últimas três eleições (2016 e os dois turnos de 2019) resultou na redução do colégio eleitoral de Fernandópolis em 1.110 eleitores. O número atualizado já consta do site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Desde março, a Justiça Eleitoral abriu prazo para os 1.274 que estavam em situação irregular comparecerem ao Cartório Eleitoral para acertar as contas. O prazo terminou no dia 6 de maio. No dia 11 de maio Fernandópolis tinha inscritos, segundo o TSE, 52.962 eleitores. O numero atualizado nesta terça-feira, 21, mostra que o número de eleitores agora em Fernandópolis é de 51.852, baixa de 2%. 
Mas, o que está preocupando o Cartório da 150ª Zona Eleitoral é que a procura pelo cadastramento biométrico caiu nos últimos dias. Em quem perder o prazo que termina no dia 19 de dezembro, também pode ter o título de eleitor cancelado. 
No início de maio, o Cartório vinha atendendo em média 200 eleitores por dia, suficiente para atender todos os eleitores até o fim do prazo. Nos últimos dias, contudo, os eleitores sumiram do Cartório Eleitoral e a margem para atendimento fica ainda mais apertada.
Número atualizado pelo site do TSE mostra que Fernandópolis já realizou o cadastramento biométrico de 27.396 eleitores e precisa cadastrar ainda 24, 4 mil. Para cumprir a meta, o Cartório precisa atender 3,5 mil eleitores por mês, média de 200 por dia. 
A Justiça Eleitoral está utilizando variados meios de comunicação para alertar os eleitores para que não deixem o cadastramento para a última hora. Além da divulgação na TV, rádio, jornais, faixas, chegou a utilizar até carro de som e distribuição de panfletos em Unidades de Saúde e mensagens em grupos de WatsApp.